SNACKS SEM PESO NA CONSCIÊNCIA

Pois bem, quem nunca sentiu assim “do nada” uma enorme vontade de debicar alguma coisa fora da nossa rotina alimentar? Numa tarde chuva, uma noite de frio ou porque estamos mais tristes ou até por estamos muito felizes. Na verdade, não é preciso um motivo para metermos a “mão” na comida! Digo muitas vezes aos meus pacientes que comer é um prazer então o meu desafio nas consultas consiste em arranjar estratégias que equilibrem sabor com saúde, porque ainda existe a ideia de que uma alimentação saudável é aborrecida e desconsolada. Até porque quando dizemos a alguém que estamos a adotar uma alimentação saudável vemos que a pessoa olha para nós com ar de pena ou então olham para nós como se fossemos muito estranhos e nos dizem “ oh vamos todos morrer, pelo menos eu morro feliz”? Nem todos temos de nos alimentar saudável ou praticar desporto e ingerir água, mas temos de respeitar quem o faz. O respeito pelo corpo não é uma prioridade para toda a gente, mas para os que ainda batalham em tornar isto um estilo de vida aqui ficam alguns snacks sem peso na consciência…

 

Para os amantes dos “salgadinhos”:

 

* Tremoços com ervas: Passar os tremoços por água para eliminar o excesso de sal e tempera-los com pimenta e orégãos.

* Grão de bico estaladiço: Lavar, escorrer e secar bem uma lata de grão. Temperar com alho em pó, pimentão ou açafrão das índias, pimenta preta a gosto e uma colher de sopa de azeite. Mexer tudo muito bem e levar ao forno num tabuleiro com papel vegetal a 180 graus e ir mexendo de 5 em 5 minutos para não queimar.

 

 

* Húmus com cenouras baby: Relar uma lata de grão-de-bico com 2 alhos, 2 colheres de sopa de tahini (que no fundo é uma pasta de sementes de sésamo), 1 colher de café de cominhos, sumo de 1 limão pequeno, 1 colher de sopa de azeite e meia colher de café de pimentão doce e uma pitada de flor de sal. Depois é só molhar as cenouras babys no húmus.

 

 

 

 

 

* Espetadas de queijo mozarela e tomate cereja: Num pauzinho para espetadas colocar mozarela light em bolinhas alternado com 1 tomate cereja. Temperar previamente o mozarela com orégãos e pimenta. Para os que não gostam de tomate cereja, uvas também combinam muito bem.

 

 

* Queijo fresco aromatizado: Servir o queijo fresco cortadinho em rodelas e polvilhar umas gotinhas de azeite, vinagre balsâmico e pimenta preta.

 

 

 

* Chips no forno: Cortar em rodelas bem fininhas a batata doce ou até o curgete (para uma versão mais low carb), temperar com alho, pimenta, óregaos, uma pitada de sal e um fio de azeite. Levar ao forno num tabuleiro com papel vegetal sem sobrepor as rodelas a 150 graus durante 20 minutos e depois virar as rodelas mais uns 20 minutos.

 

 

 

 

 

Para os amantes dos “Docinhos”:

 

* “Donuts” de maça com manteiga de amendoim: Com o removedor de caroços retirar o caroço da maça. Cortar em rodelas, barrar com um fio de manteiga de amendoim e polvilhar com canela, sementes, cacau ou raspa de coco.

 

 

* Pipocas fit: Num pirex de ir ao micro-ondas colocar duas colheres de sopa de água, 1 colher de sobremesa de óleo de coco, 3 colheres de sopa de milho cru. Cobrir o pirex com papel aderente e fazer uns furinhos com um palito. Levar ao micro-ondas até as pipocas abrirem todas. Depois temperar com canela e raspar com um raspador de cenoura 1 quadrado de chocolate preto (+ 70% de cacau). Para os mais preguiçosos basta desfazer tortitas de arroz e temperar com a canela e chocolate preto.

 

 

* Tâmaras medjool recheadas: Basta dar um corte na tâmara e rechear com um fruto seco a gosto (metade de uma noz ou uma amêndoa por exemplo)

 

 

 

* “Sushi” de banana: Descascar a banana e num dos lados barrar manteiga de amêndoa ou amendoim e polvilhar com canela, raspa de coco, amendoim ou amêndoa picada e cortar em rodelas.

 

 

 

* Panquecas de banana: Relar 1 banana com 1 ovo, 3 colheres de aveia 1 colher de sopa iogurte natural e canela. Numa frigideira antiaderente cozinhar as panquecas. Podem fazer grandes quantidades e congelar.

 

 

* Bolo da caneca: Relar um ovo com 2 colheres de flocos de aveia, 1 colher de sopa de cacau, meia colher de café de fermento e 1 colher de café de mel ou stévia. Colocar numa canela e levar ao micro durante 4 a 5 minutos até o bolo cozer.

 

 

Espero que gostem. Sejam felizes a serem saudáveis.

Com carinho, Bianca!

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